Segurança em Obra
– Face à necessidade imperiosa de reduzir os riscos profissionais nos sectores com maior sinistralidade laboral, o acordo sobre condições de trabalho, higiene e segurança no trabalho e combate à sinistralidade, foi publicado o Decreto-lei 273/2003 de 29 de Outubro aperfeiçoou as normas específicas de segurança no trabalho no sector da construção civil e obras públicas, bem como o reforço dos meios e da actividade de fiscalização neste e noutros sectores mais afectados pela incidência de acidentes de trabalho e doenças profissionais.
– Nesse âmbito a Santos & Vieira Lda. disponibiliza Técnicos habilitados e qualificados, com larga experiência e sentido de responsabilidade para assegurar o melhor serviço no acompanhamento da obra.
– Elaboramos e desenvolvemos actividades de prevenção e planeamento da segurança para a construção civil, designadamente:
- Coordenação de segurança em projecto;
- Coordenação de segurança em obra;
- Planos de segurança e Saúde (PSS);
- Compilação técnica da obra;
- Fichas de procedimentos de segurança.
Plano de Segurança e Saúde
– O Plano de Segurança e Saúde (PSS) é um instrumento fundamental no planeamento e organização da Segurança e Saúde em Obra. Este Documento é iniciado na fase de projecto, onde devem ser definidas as condições mínimas de segurança a ser observadas em obra e referenciadas todas as situações, que tendo sido já detectadas, sejam relevantes para a segurança. Trata-se de um documento dinâmico, que depois de aprovado, pelo dono de obra, deverá ser implementado e desenvolvido pela entidade executante.
- Escavação;
- Terraplenagem;
- Construção, ampliação, alteração, reparação, restauro, conservação e limpeza de edifícios;
- Montagem e desmontagem de elementos prefabricados, andaimes, gruas e outros aparelhos elevatórios;
- Demolição;
- Construção, manutenção, conservação e alteração de vias de comunicação rodoviárias, ferroviárias e aeroportuárias e suas infra-estruturas, de obras fluviais ou marítimas, túneis e obras de arte, barragens, silos e chaminés industriais;
- Trabalhos especializados no domínio da água, tais como sistemas de irrigação, de drenagem e de abastecimento de águas e de águas residuais, bem como redes de saneamento básico;
- Intervenções nas infra-estruturas de transporte e distribuição de electricidade, gás e telecomunicações;
- Montagem e desmontagem de instalações técnicas e de equipamentos diversos;
- Isolamentos e impermeabilizações.